terça-feira, 18 de maio de 2010

Ciganos Egípcios - Simbologia

Santa Sara Kali


"KASTAR THI AJU KERÁS KOTÇAR ANKREL"/Romanês-
(DE ONDE NÃO SE ESPERA É QUE SAI)

Muitos livros dizem que a India é o berço dos ciganos. Mas, nas minhas pesquisas sobre simbologia, encontrei escritos de uma cigana que conta histórias dos seus antepassados egípcios.

"- Atenção peço, senhores,

para esta breve leitura:

somos ciganas do Egito,

lemos a sorte futura."

(João Cabral de Melo Neto, in Vida e Morte Severina)

Muita religiosidade egípcia ainda está presente nos costumes e tradições desses ciganos: - os deuses egípcios do período pré-histórico tinham a forma batráquia ou de serpentes; ambos geravam um ovo, colocado numa elevação que emergira do Caos, nascendo o mundo. Estes símbolos fazem parte das cartas ciganas; - os egípcios cultuam seus mortos através de rituais, assim como os ciganos. A cabala, a pirâmide, as cartas estão presentes na magia do povo cigano.

O povo cigano traz tatuado em sua história o que foi transmitido por seus ancestrais via oral. Pois, muitos deles não sabiam escrever. Segundo esta cigana, após milênios de escravização egípcia, através de uma diáspora, o povo cigano seguiu pelo mundo levando a sabedoria dos seus ancestrais. Na separação e divisão em 7 clãs, foi firmado um pacto em que se estabelecia manter, a todo e qualquer custo, as tradições, costumes e idioma.(Uma ressalva: existem muitos ciganos que se dizem ciganos, entretanto, não seguem a risca a cultura e filosofia cigana).

No Brasil, os primeiros ciganos chegaram com outros "degredados" da Metrópole, em 1574. Depois em 1808 vieram mais autonomamente acompanhando o séquito de D. João VI.

Filosofia Cigana:

FELICIDADE
Um campo aberto, um luar, um violão, uma fogueira, o canto do sabiá e a magia cigana. Somos os verdadeiros boêmios da vida.

ORGULHO
É saber que nunca participamos de guerras, que nunca nos armamos para matar nossos semelhantes. Somos os menestréis da paz.

AMOR
Amar é vivermos em comunidade, é repartir nosso pão, nossas alegrias e até mesmo nossas aflições.

LEALDADE
É não abandonar nosso irmãos quando mais precisam. É nunca negar o ombro amigo, a mão forte e o incentivo à vida.

RIQUEZA
É termos o suficiente para seguirmos pela estrada da vida.

NOBREZA
É fazermos de cada humilhação um incentivo ao perdão.

HUMILDADE
Não importar-se em ser súdito ou nobre, importar-se apenas em saber servir.

CRENÇA
A padroeira universal do povo cigano é a santa cigana Sara Kali.
Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar pelos judeus, numa barca sem remos e sem provisões. As três Marias, desesperadas em alto mar, e já sem esperanças de sobreviver, puseram-se a rezar e a chorar. Nesse momento, Sara retira seu Lenço (Dikiô) da cabeça, chama por Jesus Cristo (Kristesko) e promete que, se todos se salvarem ela seria escrava do Senhor e jamais andaria com a cabeça descoberta, em sinal de respeito. Promessa que foi cumprida até o final dos seus dias. Milagrosamente a barca, sem rumo, atravessou o oceano e aportou em Petit-Rhône, hoje a Saintes-Maries-de-La-Mer.

SANTA SARA KALI - A Padroeira Universal dos Ciganos

Kali, em romanês, quer dizer negra. As comemorações (Slava) de Sara Kali são nos dias 24 e 25 de maio. Nessa ocasião é oferecido um banquete para a santa dos ciganos. Sua imagem é colocada no centro da mesa junto ao pão (Manrô) redondo, que é furado no meio, onde colocam um punhado de sal junto com a vela. Esse pão é posto em uma bandeja cheia de arroz cru, para chamar saúde e prosperidade e, ao término do almoço, ele é dividido entre os convidados pelos donos da casa, junto com estas palavras de bênçãos:


"THIE AVÊS THIAILÔ LOM, MANRÔ TAI SUNAKAI"

(QUE VOCÊ SEJA ABENÇOADO COM O SAL, COM O PÃO E COM O OURO)

Santa Sara Kali também é cultuada pelas ciganas que possuem dificuldade em gravidar. Em sinal de agradecimento pela gravidez conseguida, as ciganas fazem vigília e levam lenço para Sara Kali em sua cripta em Saintes-Maries-de-La-Mer.


"KAMAL TUMENGUE SAR O MISTIMÔS LA LUMIACO"

(QUERO PARA VOCÊS O QUE O MUNDO PODE OFERECER DE MELHOR)

*fonte: O verdadeiro oráculo cigano - Rorarni.

2 comentários:

Agradeço sua atenção.
Bastante proteção em seus caminhos.
Sucesso sempre!
Helen De Rose

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...