Signo de Áries, Arianos e Arianas




Áries - 21 de março a 20 de abril

Regente: Marte (impulso, ação, coragem)
Exaltação: Sol e Plutão (afirmação, vontade, imponência e criatividade, paixão, regeneração)
Elemento: Fogo (movimento, ideia fixa, energia)
Qualidade: Cardeal (dinâmico, autoritário, ativo, enérgico)
Primeiro signo do Zodíaco
Arcano do Tarô: IV - O Imperador ("O Chefe entre os poderosos")
Características: coragem, garra, sinceridade, afabilidade, talento, iniciativa.
Possíveis defeitos: ingenuidade, ostentação, teimosia, exagero, hipocrisia, autoritarismo.
No corpo físico: rosto, cabeça.
Verbo: "Eu sou"
Frase: "Eu estou entusiasmado no princípio, meio e fim de meus projetos e os realizo com energia e suavidade."
Missão: sua missão é iniciar.

Personalidade:

O ariano é pura ação, energia, movimento, vitalidade, iniciativa e, sobretudo, coragem. Ele esbanja força e destemor, e tudo que se dispõe a fazer tem a marca da velocidade e da não-interrupção. Sua força psíquica é contagiante, o que lhe pode propiciar cargos de chefia que, por vezes, lhe rendem erroneamente a alcunha de "mandão". Na verdade, ele não quer comandar ninguém, mas, como sua natureza é superdinâmica, não consegue ficar inerte, apático, nem omisso; por isso, está sempre integrado a tudo a sua volta. No entanto, quando os assuntos não lhe tocam a alma, mostra-se explicitamente desinteressado. Inicia, no estilo pioneiro, todos os projetos de vida, em qualquer circunstância - nos bons e nos maus momentos - e motiva os outros a fazerem o mesmo. Aliás, sente que sua principal missão, como primeiro do Zodíaco, é incentivar todos que o cercam a descobrir um propósito de vida e entrar em ação. Ele "sabe e faz a hora, não espera acontecer". Enquanto os outros estão sempre cansados ou reclamando de tudo, o ariano vibra e comemora a oportunidade que lhe foi concedida de entrar em cena. Seu grande potencial de energia, sua vontade de participar e seu ânimo renovado fazem de cada novo dia um combate estimulante a vencer. Áries marca o começo do ano astrológico, o início da primavera no hemisfério Norte e o início do outono no hemisfério Sul.

Amor e Relacionamentos:

Para o ariano, o amor à primeira vista ou nunca. Ele gosta, simpatiza apaixona-se sempre de supetão. Sedutor, conquistador, adora os impulsos da conquista e novas emoções. Em contrapartida, quando não gosta, é também sem explicações, "não vai com a cara" e pronto. O amor existe e se justifica caso seja para fazer feliz a quem se ama e ser uma fonte de altas satisfações, nunca de sofrimentos e lamúrias. A pessoa amada é sempre a companhia preferida para o lazer e toda sorte de entretenimentos que devem ser muitos e variados. Ele é sincero ao extremo, por isso pode despertar ressentimentos na sua vida amorosa. Filhos, quando existem, são motivo de orgulho e grande curtição, mas têm que ser educados, obrigatoriamente, para uma boa convivência e uma boa aceitação social. Não admite filhos desrespeitosos, pois o seu amor é conjugado com autoridade, o que é suficiente para conduzi-los na trilha que ele supõe certa. 

Profissão, Trabalho ou Emprego:

Uma boa ambição norteia seus esforços, embora isso não seja a motivação principal da sua existência. Quer subir na vida e estar entre os que deram certo. Admira especialmente os bons profissionais, bem preparados e com capacidade para muitas realizações. O ariano gosta de estar ocupado. O trabalho é importante por vários motivos: necessidade financeira, ocupação, gasto de sua enorme energia, renovação mental e como fator de atualização constante. Portanto, o trabalho é ganha-pão, aprendizado e terapia. Tem facilidade para comandar e organizar grupos de serviços, tal a velocidade mental que o impulsiona. É o primeiro a dar o exemplo de ação, não espera que tragam; levanta e vai buscar. É um excelente chefe, sem o vício do autoritarismo. No grupo de trabalho, torna-se rapidamente um bom colega de convívio fraterno e sempre disponível e prestativo. Só é impaciente com as demoras. 

O Lado Negativo:

A enorme velocidade mental ariana provoca uma série de dificuldades: pressa contínua, cansaço crônico e residual, ansiedade, falar sem pensar e ferir sensibilidades. Estouros, explosões, irritação e mau humor são reações frequentes diante das simples rotinas e obrigações. O ariano comum é desastrado e, por vezes, até temerário, chegando a expor-se a riscos e perigos desnecessários. Na ânsia por velocidade em tudo, bastante incompreensível aos demais, gera altos problemas: os relacionamentos sofrem pelas atitudes estouvadas e inconsequentes; destroem em minutos o que custou anos para ser construído; provocam conflitos e fabricam inimigos desnecessários. A velocidade, por vezes, tem algumas vantagens; mas, na maioria dos casos, traz incontáveis prejuízos. O ariano não ouve se alguém tenta alertá-lo para tais excessos; vale, contudo, questionar o que a loucura atual da pressa, do trabalho coercitivo e da ansiedade decorrente tem trazido para a qualidade de vida e o verdadeiro bem-estar do homem moderno.

Os Arianos Não Suportam:

Mentiras, gente problemática e cheia de subterfúgios
Indefinição e hipocrisia
Arrogância e exibições de grandeza
Inércia e lentidão
Pieguismo e lamúrias
Perfeccionismo exagerado
Autoritarismo e injustiça

Diante de outros Signos:

Afinidades: Leão e Sagitário
Estimulam: Gêmeos e Aquário
Desafiam: Câncer e Capricórnio
Pode complementar: Libra
Somam forças: Peixe e Touro
Bons exemplos: Virgem e Escorpião


Fonte: Veet Pramad, Suzanne White, Johann Heyss, Maria Eugênia de Castro, Helen De Rose.

Comentários