Signo de Touro, Taurinos e Taurinas



Touro - 21 de abril a 20 de maio

Regente: Vênus (aceitação, vaidade, amor, beleza)
Exaltação: Lua (receptividade, emoção, instinto)
Elemento: Terra (função, praticidade, solidez)
Qualidade: Fixo (concreto, limitado, resoluto, diligente)
Segundo signo do Zodíaco
Arcano do Tarô: V - O Hierofante ou O Papa, ("O Mago do Eterno", "O Mestre Triunfante")
Características: ardor, determinação, laboriosidade, paciência, lógica, sensualidade.
Possíveis defeitos: languidez, preconceito, obstinação, gula, complacência,ciúme.
No corpo físico: o pescoço, a garganta.
Verbo: "Eu tenho"
Frase: "Regozijo-me com minhas realizações e estou aberto às surpresas e mudanças da vida."
Missão: sua missão é harmonizar os fatores opostos e facilitar a concórdia."

Personalidade:

Três assuntos são prioritários para os taurinos: amor, beleza e conforto. É um cultivador do prazer e bem-estar sem culpa. Grande apreciador da natureza e das artes em geral, tem estética como assunto sagrado. Sua postura pessoal, habitualmente plácida, é inimiga da pressa e das tensões decorrentes. As mudanças precipitadas, os imprevistos e a instabilidade do ambiente e das pessoas o afastam sempre, porque gosta de paz, da calmaria e adora segurança. Consegue tirar prazer das coisas simples da existência. Para se sentir bem e curtir bons momentos, não precisa de adrenalina de aventuras excitantes e arriscadas. De natureza prática, revela uma disposição invulgar para o trabalho, desde que seja recompensado pelo lucro, pelo puro prazer ou por ambos. Sabe discernir o que é essencial do supérfluo e não desperdiça seu tempo, o bem mais precioso da Terra, sem um objetivo relevante. Conservador, cauteloso e bom avaliador, jamais joga fora o que poderá ter uma boa utilidade no futuro, abominando qualquer desperdício. Para um taurino, economia é prova de inteligência prática. É um apologista do amor em todas as sua modalidades e expressões, mas desde que esse amor possa ser uma verdadeira fonte de prazer e qualidade de vida bem partilhada.

Amor e Relacionamentos:

O amor taurino, além de protetor e sensual, é marcado pela fidelidade. Enquanto está amando, faz de tudo para que o relacionamento seja o mais perfeito do universo. Constrói os cenários e cria os ambientes propícios para vivenciar o afeto, o modelo "amor na cabana" nunca o encantou. Pior que isso, se a cabana perdurar por muito tempo, derrota o amor. Para o taurino, os relacionamentos fazem parte da trinca de prioridades existenciais. Quando ama, envolve-se por completo, não economiza demonstrações de seus sentimentos e não é de gostar mais ou menos ou viver num clima morno, é tomado pela paixão em altíssimas temperaturas. Em contrapartida, quando se sente traído ou magoado, seu temperamento passional jamais esquece e, por isso, dificilmente perdoa. Mas, como espera encontrar alguém forte e poderoso que esteja a seu lado em qualquer ocasião, é difícil atingir essa meta e, mais ainda, permanecer no seu ideal de união eterna. Muitas vezes, ao procurar alguém fascinante e incomum, depara-se com um parceiro controlador e arbitrário. Seria recomendável ao Touro nunca decidir sobre casamentos antes de uma certa maturidade.

Profissão, Trabalho ou Emprego:


O Touro gosta de trabalhar, principalmente, quando alia a funcionalidade ao prazer. No ambiente de trabalho é atento a tudo e dificilmente entra em contendas. Defensor do diálogo, procura se relacionar amigavelmente com todos, sem distinção. Em virtude desse talento conciliador, pode vir a se dedicar a profissões ligadas ao direito, à diplomacia, às artes em geral, assim como qualquer trabalho que exija devotamento e muita persistência. Aliás, uma marca taurina é nunca deixar nada pela metade; uma vez iniciado um projeto vai até o fim, custe o que custar. O Touro não tem problemas com rotinas. Pelo contrário, gosta de tudo agendado com antecedência e é avesso aos sobressaltos dos imprevistos, porque estes deixam tenso e fora de seu equilíbrio. Não se pode apressá-lo, ele tem seu próprio ritmo, em geral bem mais lento que o dos outros. Cauteloso e prevenido, pensa duas ou três vezes antes de decidir-se. A vida profissional e a social constituem desafios constantes. O Touro procura escolher atividades profissionais em que possa pôr em prática seu talento criativo e compor seu próprio horário, de acordo com suas conveniências e seu ritmo pausado. Não consegue digerir bem regras e protocolos rígidos no trato social, tampouco simular uma convivência amigável ou se acomodar com pessoas de ânimos exaltados. Reativo ao convencional, evita obrigatoriedades dispensáveis ou fingidas. 

O Lado Negativo:


Além da inércia, lentidão e fortes reações contrárias a qualquer mudança, as dificuldades do Touro nascem praticamente de um temperamento compulsivo. É absolutamente exagerado em suas manifestações mais primárias e opõe-se a mudar suas atitudes teimosamente, mesmo que as consequências desastrosas sejam evidentes. Assim, em vez de ganhar dinheiro suficiente para uma vida digna e confortável, torna-se ávido, quer enriquecer a qualquer custo e pensa que dinheiro compra tudo, até felicidade. Nos casos de fracassos financeiros, torna-se uma das criaturas mais derrotistas, mal humoradas e amargas da face da Terra. Nas relações afetivas, é absolutamente passional. Entrega-se de uma maneira tão visceral que é inevitável a cobrança e a posterior decepção. Frenquentemente enrola-se em relações afetivas complicadas em que o ciúme e a possessividade dominam; além disso, faz amizades tolas que abusam de sua boa-fé e de sua ingenuidade infantil. Definitivamente, desconhece o verbo perdoar; uma vez traído, é capaz de remoer um rancor por anos. Auto-indulgente com relação à alimentação, é comum estar às voltas com dietas e fugindo das balanças, o que é agravado pelo sedentarismo e pela preguiça crônica.

Os Taurinos Não Suportam:

Agitação e correria desnecessárias
Desperdícios e falta de senso prático
Rupturas repentinas e imprevistos
Desunião familiar e restrições alimentares
Falta de senso estético e ambientes desconfortáveis
Mudanças e viagens constantes

Diante de outros Signos:

Afinidades: Virgem e Capricórnio
Estimulam: Câncer e Peixes
Desafiam: Leão e Aquário
Pode complementar: Escorpião
Somam forças: Áries e Gêmeos
Bons exemplos: Libra e Sagitário


Fonte: Veet Pramad, Suzanne White, Johann Heyss, Maria Eugênia de Castro, Helen De Rose.

Comentários